falafel

Falafel de Forno com Maionese Verde

Eu adoro comida árabe, seja quibe, esfiha, homus, tabule, mas nunca tinha feito falafel. Como pode ver na foto acima, eu o fiz achatadinho, mas penso que em formato de bolinha seja melhor, pois tende a ficar menos seco. De todo modo, não importa o formato. Este bolinho é uma delícia, justamente por ter uma combinação grande de temperos, o que o torna muito interessante. Para acompanhar, fiz uma maionese verde. Ela é levinha e combinou bem.

Ingredientes para o Falafel

Grão-de-bico  (250 g)
1 cebola pequena
1 ou 2 dentes de alho
Cebolinha
Salsinha
Coentro
Hortelã
Óleo de gergelim (se não encontrar, fique só no azeite mesmo)
Azeite de oliva
Fermento em pó
Limão

Mix de condimentos:
Cominho em pó
Sementes de coentro
Gergelim branco
Pimenta-do-reino
Canela
Cravo-da-índia
Gengibre

falafel

Ingredientes para a maionese verde

1 pão amanhecido sem casca picado grosseiramente
1 pitada de sal
alho picado
150 ml de leite
cheiro-verde
pimenta-do-reino
150 ml de óleo

Modo de Preparo Falafel

Deixe o grão-de-bico de molho por algumas horas e depois cozinhe. A receita original pedia que se tirasse as cascas. Eu tirei algumas, mas no final das contas, não faz muita diferença. Depois, bati o grão-de-bico, já cozido, no processador com todo os ingredientes, inclusive os condimentos. Meu segredo é acrescentar limão e tahine (ou molho árabe), que ajuda a bater melhor e se harmoniza divinamente com o grão-de-bico. Porém, é preciso que a consistência fique no ponto de você fazer as bolinhas com a mão. Ou seja, não pode ficar cremoso como um homus, por exemplo.

Você pode fazer bolinhas redondas, achatadas ou em formato de croquete. Você escolhe. Vá colocando numa assadeira untada com óleo ou azeite de oliva. Quando o fizer, já aproveite e lambuze os dois lados do bolinho com o óleo da assadeira. Assim, ele frita dos dois lados. Mesmo assim, depois de um tempo, tire-o do forno e vire-os para outro lado para que fiquem igualmente dourados.

Modo de Preparo Maionese

Coloque os ingredientes no liquidificador sem o óleo, pois este deverá ser acrescentado aos poucos, enquanto o resto estiver batendo. Quando virar uma pasta firme, estará pronto.

Estas receitas foram adaptadas do blog Panelaterapia

3 comentários sobre “Falafel de Forno com Maionese Verde

  1. Pingback: Cominho