pão-de-cerveja

Pão de Cerveja com Patê de Tomate Seco

Este pão é alemão de coração, mas eu fiz minhas adaptações, usando a Caracu, cerveja preta cujo tipo está mais para o inglês. Já o patê de tomate seco, feito com ricota, combinou muito bem com o sabor desse pão, acompanhado, claro, de uma cerveja local, a Sul Americana de Teresópolis.

Ambas receitas são razoavelmente rápidas e permitem que você invente outras possibilidades, como utilizar outros tipos de cerveja no pão ou substituir o tomate seco por azeitona ou pimentão no patê.

Seja o que escolher, esta é ótima pedida para aqueles momentos em que se precisa de um aperitivo para a noite da sua sexta ou sábado.

Veja os Ingredientes:

Pão

500 g farinha branca e integral misturadas meio a meio.
1 pacote de fermento seco
1 pitada de sal.
1/2 colher sopa açúcar (pode ser mascavo).
0.5 litro de cerveja em temperatura ambiente ou levemente gelada.

Patê

5 tomates-secos
1 ricota
2 colheres de sopa de requeijão
manjericão
pimenta do reino
sal
alho
azeite

Modo de Preparo

Misture os secos primeiro. Depois acrescente a cerveja. Você verá que a massa ficará viscosa. Não se preocupe, pois é assim mesmo. Se você tiver uma forma de pão, melhor, senão, faça como eu, unte uma forma retangular com manteiga e farinha integral, colocando a massa lá para crescer por 1 hora.

Aí, pré-aqueça o forno por uns dois minutos e ponha o pão para assar (em temperatura alta) por uma meia hora, mais ou menos. Ele vai rachar um pouco por cima e ficar moreninho.

Quanto ao patê, basta processar todos os ingredientes até que fique homogêneo na textura.

Receita do pão adaptada desta fonte

Um comentário sobre “Pão de Cerveja com Patê de Tomate Seco