batatas-assadas-destaque

Batata assada com alecrim e páprica e ketchup caseiro

Eu gosto muito de tomate e tudo o que deriva dele, como o ketchup. Porém, como o lema de nossa cozinha nos últimos anos tem sido o de procurar consumir alimentos melhores e sem tantos aditivos, sempre fico meia reticente ao comprar produtos industrializados. Entendo que a necessidade por praticidade do dia a dia nos leva a tomar decisões mais fáceis, porém, acabamos perdendo muito em sabor, saúde e também dinheiro, já que é mais barato fazer seus próprios molhos do que comprá-los.

No caso, o ketchup que fiz dá um vidro de uns 250 ml e precisou de uns 8 tomates. Considerando a qualidade do produto final, você teria que comprar um molho importado, o que sairia o dobro do que você gastou para fazer em casa, mesmo contando os outros elementos da receita.

Ah, começo o post com o ketchup, pois é bom deixá-lo na geladeira um tempo, antes de usá-lo nas batatas.

Ketchup caseiro

batatas-assadas-6

Veja os ingredientes

8 tomates italianos grandes (ou uma lata de 500g de extrato de tomate)

azeite

sal

pimenta do reino

cebola e alho

3/4 xícara de açúcar mascavo

1/2 xícara de vinagre (usei o de vinho tinto)

Modo de Preparo

Eu preferi fazer o molho de tomate de base, mas você pode usar o extrato, se não tiver muito tempo. Caso tenha, para fazer o molho, basta refogar alho e cebola no azeite, acrescentar os tomates picados e sem sementes e deixar cozinhar até que todos os ingredientes tenham se dissolvido. Aí, passe por uma peneira. O que sobrar, você pode bater no liquidificador e depois peneirar novamente. Assim, você aproveita ao máximo os tomates.

batatas-assadas

O molho pronto, coloque-o novamente na panela com azeite e acrescente o vinagre e açúcar mascavo, temperando com o sal e a pimenta. Neste ponto você já sentirá o sabor do ketchup se formando. Agora, deixe apurar em fogo baixo até ficar na consistência do condimento que costumamos comprar. Vai levar uns 15 minutos, mais ou menos. Deixe esfriar e coloque, com a ajuda de um funil, num vidro (que eu esterilizei antes, deixando ferver numa panela grande com água, enquanto o molho era feito).

batatas-assadas-3

Tampe o recipiente e coloque na geladeira por algumas horas.

Uma curiosidade: este molho teve sua origem na China (ketsiap significa molho). Porém, a receita original era bem diferente. Levava caldo de peixe e mariscos, soja, sal e vinagre. Na Inglaterra, tentaram fazer algo semelhante, pois era um molho de longa duração, mas acabaram criando outra coisa, com açúcar, caldo de legumes, cebola, cogumelo, molho de soja, nozes, pepinos, pimentão e vinagre. Só nos Estados Unidos, em 1812, que introduziram a polpa de tomate à receita. Segundo dizem, uma ideia de James Mease, um cientista da Filadélfia. De todo modo, foi com Henri J. Heinz (sim, o mesmo da marca), que o ketchup passou a ser comercializado industrialmente, ganhando o mundo em sua nova versão.

 batatas-assadas-4

Batata assada com alecrim e páprica

Esta receita de batata assada, adaptei do chef inglês Jamie Oliver. Nós aqui em casa gostamos muito dele pois, apesar de não ser vegetariano, ele incentiva muito o consumo de alimentos orgânicos, sem aditivos e feitos em casa, com rapidez e praticidade. Além disso, nos últimos anos se envolveu em vários projetos para melhorar a alimentação das crianças nas escolas, obtendo várias conquistas.

Quanto à receita, ela é simples, mas eu alterei algumas coisas. Ele sugere que se faça metade batatas comuns, metade batatas doces. Usei apenas um tipo de batata. Fora os ingredientes que ele sugere, inclui o alecrim, por fazer tempo que estávamos querendo comer uma batata assada com este tempero.

Veja os ingredientes

4 batatas grandes

azeite

sal

pimenta do reino

páprica

alecrim

Modo de Preparo

Pré-aqueça o forno numa temperatura razoavelmente alta.

Lave bem as batatas sem descascá-las. Corte-as da forma como estão nas fotos. Cada uma dará umas 8 fatias, totalizando umas 32. Coloque-as numa assadeira e junte umas duas colheres de sopa de azeite. Lambuze-as bem, dos dois lados. Salpique o sal, a pimenta, a páprica e o alecrim. Misture novamente para que todas peguem o sabor.

Coloque a assadeira no forno e deixe assar por uns 40 minutos, até que elas fiquem bem douradas. Depois, é só esperar que esfriem um pouco, coisa de uns dois minutos. Então,  tire-as gentilmente usando uma faca grande para descolá-las da assadeira.

Agora, é só servir com um pouco do ketchup que você fez e, pronto! Fast-food gourmet.

batatas-assadas-7

Fontes da história do ketchup Petit Gastro, Wikipedia, Agricola Horizonte.