Focaccia---Destaque

Focaccia dois sabores: alecrim com sal grosso e parmesão com pimenta calabresa e manjericão

Focaccia

A focaccia, segundo a Wikipedia, é um pão de origem genovesa (noroeste da Itália), cuja característica principal é ser achatado, tendo no máximo 2cm de altura. Ele é coberto pelo que a imaginação ou o gosto pessoal mandar. Porém, na receita original vai sal grosso, azeite e alecrim, que é, inclusive, uma das metades da cobertura que fiz. Este pão serve de antepasto ou aperitivo, tem o recheio macio e uma crosta deliciosa por fora.

A receita na qual me baseei está na página 36 no livro Pães, da Publifolha, que ganhei de presente do meu marido. O modo de preparo é bem mais longo do que retrato aqui, pois sou rebelde não tinha muito tempo disponível. Felizmente, a receita deu certo do mesmo jeito. Ufa!

O rendimento é de uma focaccia média (uns 30 cm de comprimento).

Veja os Ingredientes:

200 gramas de farinha de trigo para pães (usei a comum branca)

4 g de fermento biológico fresco ou 2 g do seco (usei 1 envelope de 10g do seco)

150 ml de água morna

50 ml de azeite (usei metade disso)

1 pitada de sal

alecrim

sal grosso

pimenta calabresa

parmesão

manjericão

Focaccia-3

Modo de Preparo:

Separe duas vasilhas, uma grande e uma média. Na média, misture a farinha com o sal. Na grande, o fermento com a água. Depois, misture ambas com uma colher de pau e nas mãos até que desgrude dos dedos. Transfira para outra tigela com um pouco de azeite e deixe repousar por 1 hora. A massa não vai crescer. Pegue-a e dobre-a duas vezes em si mesma com delicadeza, cobrindo-a com uma das tigelas. Se sentir que precisa, coloque mais um pouco de azeite. Deixe descansar mais uma hora, coberta. Dobre novamente e reserve.

O resultado final deveria ser uma massa inchada com bolhas. Isso não aconteceu com a minha, provavelmente por causa da qualidade da farinha. Mas não se desespere, que dá certo no final!

Agora separe os ingredientes que vai usar na cobertura. Outra sugestão são tomates cereja ou cebolas roxas. Penso que uma só de alho com provolone seja fantástica.

Acenda o forno numa temperatura média e deixe esquentar. Enquanto isso pegue uma assadeira grande e cubra com papel-manteiga. Pegue a massa (que vai estar bem lambuzada por causa do azeite) e coloque-a numa superfície enfarinhada, abrindo-a no formato da foto. Você pode fazer isso com o rolo ou com as mãos. Não achate demais. É bom que fique altinho, pois depois, quando despejar o azeite, a tendência é a massa afundar em alguns pontos.

Faça concavidades com as pontas dos dedos em toda a superfície e regue com o azeite. O bom é que os buraquinhos fiquem cheios de óleo. Cubra com os ingredientes que escolheu. De um lado eu polvilhei alecrim e sal grosso. Do outro, parmesão com pimenta calabresa e manjericão.

Insira no forno e deixe por uns 30 minutos ou até ficar bem dourado. Quando tirar, dê uma batidinhas nas pontas, se soar oco é porque está perfeito. Tire do papel-manteiga ainda quente, senão depois que seca fica mais difícil.

Você pode saborear com mais azeite, pimentas, molhos ou sem nada.

Focaccia-5

Um comentário sobre “Focaccia dois sabores: alecrim com sal grosso e parmesão com pimenta calabresa e manjericão

  1. Pingback: Ciabatta