Minha tia-avó Hilda, em Cássia dos Coqueiros, interior de São Paulo, nos passou há muitos anos esta receita de pão de queijo (a origem provavelmente vem de Minas Gerais). Como pode ver na foto, a versão deste pão é rústica, sem ser modelado nas mãos. Você simplesmente joga generosas gotas de massa na assadeira e deixa o calor do forno fazer sua parte.
O resultado é um pão de queijo crocante por fora e macio por dentro. E, para melhorar, como são poucos ingredientes, mas em grandes quantidades, uma dica é fazer meia receita (ou 1/4 dela), pois a inteira rende 44 pães médios.
Nota para os veganos: infelizmente esta receita não fica bem na versão com leita de soja e/ou sem ovos. Eu bem que tentei.
Pão de queijo da fazenda
Veja os ingredientes
1 kg de polvilho azedo
1 xícara de óleo
4 ovos batidos
1 colher de sopa de sal
200 gramas de parmesão ralado
3 xícaras de leite
Modo de Preparo
Numa tigela, sove o polvilho até que fique mais fino. Acrescente metade do leite e misture. Vai empelotar. Não se preocupe. Você pode ir desfazendo as bolas maiores na mão mesmo, deixando a massa fina novamente. Agora ferva a outra metade de leite com o óleo e sal. Escalde apenas uma parte da massa e misture novamente. Quando ficar homogênea, acrescente os ovos batidos e em seguida o parmesão.
Pronto!
Agora é só pingar na assadeira. Para fazer pães menores basta escolher uma colher pequena.
Asse em forno quente por 20 minutos ou até ver que a massa ficou amarelada, rachou e as pontas quase queimaram.
2 comentários sobre “Pão de queijo da fazenda”
Você precisa fazer log in para comentar.