Segundo a Wikipedia, a origem do milho é mexicana, sendo plantado há provavelmente mais de 10 mil anos. Por isso, não é de estranhar que, no Brasil pré-descobrimento, os índios já o cultivassem e dele sobrevivessem. Afinal, ele é um dos alimentos mais nutritivos que existem.
Assim, mesmo que a Festa Junina não seja invenção brasileira, sua relação com o milho certamente o é. Isso acontece porque o mês de junho é a época da colheita deste cereal. Portanto, com esta matéria-prima em abundância, os quitutes feitos nesta época usam e abusam do milho, tais como a pamonha, o curau, a canjica (veja a receita aqui), a pipoca, o bolo de milho e este pão que trago hoje.
Aliás, este pão é uma delícia, levemente adocicado e muito macio. Como rende muito, aconselho que se faça uns 4 pães ao invés de um grandão. Desse modo, ele tende a assar melhor por dentro.
Festa Junina: Pão de Milho do Campo
Veja os ingredientes
2 xícaras de água
1/2 xícara de açúcar (usei mascavo)
1 colher de sopa rasa de sal
1 e 1/2 xícara de farinha de milho fina (não em em flocos)
1/4 de xícara de óleo
1/2 xícara de leite morno (pode ser de soja)
1 envelope de fermento biológico instantâneo
3 e 1/2 xícaras de farinha de trigo
1 ovo (ou 1 colher de sopa de linhaça com 3 colheres de sopa de água)
Modo de Preparo:
Primeiro, coloque a água, o açúcar, o sal e a farinha de milho numa panela. Leve ao fogo, mexendo até engrossar. Quando começar a grudar no fundo da panela é porque está pronto. Deixe esfriar um pouco.
Em um pequeno refratário, misture o óleo e o ovo (ou linhaça).
Numa bacia, coloque 1/2 xícara de farinha de trigo, o fermento e o leite. Misture até virar um mingau. Acrescente nele as misturas da farinha de milho e do óleo. Sove adicionando o restante da farinha de trigo aos poucos, até a massa desgrudar das mãos.
Deixe crescer por uma hora numa vasilha coberta com um pano. Eu polvilhei um pouco de farinha de milho por cima.
Após este tempo, transfira a massa para uma assadeira untada e polvilhada com farinha de milho. Aqui você pode dividir em quantos pães quiser. Como a massa cresce muito, talvez seja melhor colocar um pão por assadeira. Deixe crescer novamente por mais uma hora.
Então, asse em forno médio por aproximadamente 35 min ou até ficar bem dourado e crocante por cima.
Você pode servir com alguma geleia. No meu caso, usei a de amora. Harmonizou muito bem!
Um comentário sobre “Pão de Milho do Campo”
Você precisa fazer log in para comentar.