Biscoito-de-Gengibre-com-Quentão-destaque

Quentão sem álcool com biscoitos de gengibre

O inverno acabou de chegar e nada mais reconfortante e saudável do que um quentão com biscoitos deliciosos para embalar uma tarde ou noite fria, embaixo das cobertas.

Estas receitas são simples e podem ser adaptadas ao gosto do freguês. Como eu não bebo, fiz o quentão sem álcool. Também não acrescentei muito açúcar, já que faz anos que não bebo café, nem chá, nem sucos com ele. Mas, ao fazer esta bebida, cabe a você ver o que serve melhor aos seu paladar. A receita primeira, pelo que pesquisei, leva pinga ou vinho. O uso das frutas foi uma adição posterior, pois no começo apenas as especiarias eram usadas. Portanto, existem receitas bastante variadas em relação ao uso dessas frutas.

Quanto ao biscoito, a receita original leva gemas, o que me faz pensar que elas estão nela apenas para dar cor, podendo ser excluídas numa versão vegana.

Quentão sem álcool

Biscoito de Gengibre com Quentão-2

Veja os ingredientes:

1 litro de água

2 maçãs cortadas e picadas

3 fatias finas de limão

3 anizes-estrelados

Algumas rodelas finas de gengibre

Alguns cravos da índia ou uma pitada dele em pó

Açúcar a gosto

Canela em pau para servir

Biscoito de Gengibre com Quentão-3

Modo de Preparo

Coloque tudo numa caneca. Deixe ferver e apurar por uns dois ou três minutos. Para tomar, você pode passar por uma peneira.

Biscoitos de Gengibre com Limão

Veja os ingredientes:

2 xícaras de farinha de trigo
1/2 xícara de amido de milho
1/2 xícara açúcar demerara
1/2 xícara de açúcar mascavo
4 colheres de sopa de margarina
2 gemas
suco de 1/2 limão galego
2 colheres (sobremesa) de raspas da casca de 1 limão
1 colher (sopa) rasa de gengibre em pó ou ralado

 

Modo de Preparo

Misture todos os ingredientes, se preciso com as mãos, até formar uma bola homogênea com a massa. Embrulhe em papel filme e leve à geladeira por 1 hora. Pre-aqueça o forno em temperatura média. Abra a massa (não muito fina) sobre uma mesa enfarinhada. Corte os biscoitos no formato que desejar. No meu caso, usei moldes em formato de flor. Coloque em assadeiras com papel manteiga e asse até a parte debaixo dourar. Espere esfriar para desgrudar do papel e, aí, quando esfriarem totalmente, guarde-os num pote tampado.

Receita adaptada daqui