canjica

Canjica Caipira

Junho já chegou e, com ele, as deliciosas receitas da Festa Junina, que também costuma ser chamada de Festa de Todos os Santos. Dentre eles, porém, um é especial no Brasil: o São João. Costuma-se dizer que o termo junino pode vir tanto dele (festa joanina), quanto do mês de junho, o que considero mais provável.

De todo modo, por mais que estejamos acostumados com este evento, sua origem é europeia e, surpreendentemente, é comemorada em países com os quais não a relacionamos, tais quais Estônia, Finlândia e Suécia, onde é mais popular que o Natal. Isso acontece porque se trata de uma festividade pagã que visava celebrar o solstício de verão. Com o tempo, paganismo e cristianismo se misturaram e atualmente temos uma festividade que, pelo menos no Brasil, foca praticamente sua atenção na culinária.

Quanto à canjica em si, pode-se dizer que ela seja um prato típico brasileiro, mesmo que seu nome seja um aportuguesamento de kanjika, da língua africana quimbundo.

A receita que trouxe abaixo se diz caipira. Ela é bem simples de fazer, mas leva um tempo para ficar pronta. O bom é que rende muito e pode ser comida tanto fria quanto quente. Outro ponto é que você pode fazê-la de forma vegana, substituindo o leite por algum de origem vegetal.

canjica-3

Veja os ingredientes:

500g de milho para canjica

4 xícaras de leite (ou de soja)

1 lata de leite condensado (ou de soja)

50g de coco ralado

50g de paçoca tipo rolha

Modo de Preparo

Deixe a canjica de molho por algumas horas, trocando a água de vez em quando. Eu contei umas 8 horas. Se quiser, coloque na água à noite e cozinhe de manhã, no dia seguinte. Feito isso, escorra e coloque na panela de pressão com água que a cubra pelo menos uns 3 ou 4 dedos ou até o limite da própria panela. Cozinhe por 30 minutos em fogo baixo, depois que pegar pressão.

Após o tempo indicado, o milho terá que estar bem macio e provavelmente quase toda água terá secado. Escorra novamente. Você pode usar a panela de pressão novamente, se quiser. Agora, acrescente o leite, o coco e o leite condensado. Deixe apurando até o excesso de líquido secar, virando um creme mais encorpado, mas, atenção! Não exagere, pois é bom ter um caldinho. Acrescente a paçoca amassando-a na mão mesmo e misture.

Para o meu gosto, o coco, o leite condensado e a paçoca já fazem o trabalho de adoçar, mas, se você sentir que precisa de mais doce, acrescente açúcar a gosto. Você pode servir com um pouco de canela por cima.

canjica-2

Um comentário sobre “Canjica Caipira