Nada melhor do que uma torta fácil (e cremosa) para aproveitar alimentos que sobraram de outras receitas, mas que ainda estão fresquinhos, como os aspargos que fiz no outro dia (veja a receita). Além de prática, ela é saborosa e serve para aqueles dias que você não quer “inventar muita moda”.
Aliás, falando nisso, já tentei fazer esta receita de forma vegana, mas não deu muito certo, por isso, não recomendo substituições neste caso.
Veja os ingredientes
Massa
3 ovos
2 xícaras de farinha de trigo
1 pitada de sal
1 xícara de leite
1 xícara de óleo
1 colher de sopa de fermento químico
Recheio
Azeitonas pretas
1 cenoura
Aspargos picados
2 batatas cozidas
Cebola roxa
Alho-poró
Tomates-cereja
Queijo branco
pimentas, sal e ervas para temperar
Parmesão e orégano para polvilhar
Modo de Preparo
Descasque as batatas e cozinhe (eu cortei bem pequenas e coloquei numa panela à vapor). Corte os demais alimentos, tal como na foto.
Junte tudo e tempere ao seu gosto. Eu sei pimenta árabe, pimenta calabresa, pimenta do reino, sal e orégano.
Bata os ingredientes da massa no liquidificador, começando pelos líquidos: ovos, leite e azeite. Depois, acrescente a farinha aos poucos. Quando ficar homogêneo, coloque o fermento e misture com cuidado.
Coloque metade da massa numa forma retangular. Despeje o recheio já temperado por cima, distribuindo bem. Finalize com o resto da massa, polvilhando o parmesão e orégano.
Eu gosto de usar papel manteiga para forrar, pois isso me poupa de ter que gastar muito tempo lavando a forma depois, mas você pode despejar direto sem untar.
Deixe assar por uns 40 minutos em forno quente ou até que fique bem dourado.
Esta torta é boa para comer a qualquer hora e de qualquer jeito. Recomendo!
Você precisa fazer log in para comentar.