Muitos anos atrás ganhei um folheto da marca 3 Corações, que trazia muitas receitas com um ingrediente em comum: o café. Delas, a que mais me apaixonei foi a de pão de mel que possuía igualmente em sua composição chocolate, açúcar mascavo, cravo e canela.
Dizem que esta receita começou a ser feita na Rússia, lá pelo século IX e que, com o tempo, as especiarias do Oriente foram incluídas. O nome original seria “pryanik”. Não há confirmação da veracidade dessa história (se alguém souber, dê um grito), mas gosto de pensar que assim seja. Afinal, os ingredientes mostram a fusão do lado europeu com o oriental, tal como a Rússia enquanto nação.
De onde quer que tenha vindo, este pão é fácil de fazer, saboroso e, melhor de tudo, “veganizável” (eu explico o processo mais abaixo, ao longo da receita), podendo ainda ser banhado em chocolate meio-amargo derretido, obtendo-se o mesmo resultado dos pães de mel que costumamos comprar por aí, ou ainda melhor.
Esta receita dá uns 16 pães grandes ou 32 médios. Por fim, se você tiver paciência e habilidade, pode recheá-los ao seu gosto.
Veja os ingredientes
3 ovos (veganos: basta substituir cada ovo por 1 colher de sopa de linhaça moída com 3 colheres de sopa de água)
1 xícara de mel (ou glicose de milho ou melado de cana)
6 colheres de sopa de óleo
2 xícaras de açúcar mascavo
1 xícara e meia de café pronto e forte (não precisa adoçar)
1 colher de chá de canela
2 colheres de chá de cravo moído
1/2 xícara de chocolate em pó (ou cacau)
5 xícaras de farinha de trigo (se for integral, use as mais claras e leves)
1 colher de sobremesa de bicarbonato de sódio
Modo de Preparo
Bata os ovos até ficarem leves. Se for usar a linhaça, faça a mistura e deixe descansar alguns minutos para aglutinar. Lembrando que, nesta receita serão 3 colheres de sopa de linhaça com 9 de água. Depois, acrescente o mel (eu uso sempre glicose de milho), o açúcar, o café (pode estar quente), o óleo, o cravo e a canela. Peneire a farinha, o chocolate e o bicarbonato e junte ao resto. A massa ficará bem pegajosa.
Você pode tanto untar forminhas quanto assar numa assadeira retangular com papel manteiga, como fiz. Ele cresce bastante, por isso, encha tanto forminhas quanto assadeira até a metade.
Asse em forno quente por uns 30 minutos, pelo menos. Espete com a faca para ver se está pronto.
Para fazer a cobertura de chocolate, espere os pães esfriarem.
Enquanto isso, coloque alguns pedaços da chocolate meio-amargo numa panela em banho-maria ou no microondas, se você preferir.
Eu usei uma grade de forno para poder despejar a calda neles, como podem ver nas fotos, com um prato por baixo.
Depois, terminei usando uma pazinha, dessas de passar patê, para deixá-lo homogêneo.
Nota: É importante usar um chocolate que seca rapidamente.
2 comentários sobre “Pão de Mel”
Você precisa fazer log in para comentar.