Ciabatta
Esta é mais uma receita do livro que ganhei do meu marido ano passado. A primeira que tentei foi a focaccia (veja receita aqui). A massa da ciabatta é praticamente a mesma da focaccia. A diferença é que não colocaremos ingredientes sobre ela, antes de colocar no forno.
A receita deste pão também vem da Itália e no original significa chinelo, pois esta é a aparência que deve ter, por ser achatada. Ele deve ter uma casquinha crocante por fora e ser macio por dentro. Dizem que quando fazemos um lanche com a ciabatta passamos a ter um panini. Vivendo e aprendendo!
Não se trata de uma receita rápida e prática, embora não seja difícil. Mas, pelo resultado final, vale a pena.
Vamos fazer?
Veja os ingredientes:
1 pacote de fermento biológico seco
200 g farinha de trigo tipo 1
150 ml de água morna
50 ml de azeite (pode ser menos)
Modo de Preparo:
Misture a farinha com o sal numa tigela menor. Já numa maior, o fermento com a água morna. Despeje a mistura seca na líquida até que fique uma massa homogênea, mas grudenta. Pegue outra bacia, coloque metade do azeite no fundo e deposite a massa por cima. Deixe-a descansar por 1 hora.
Ela já terá crescido bem.
Aí dobre-a duas vezes com muito cuidado e cubra de novo.
É preciso repetir este processo mais duas vezes, com intervalos regulares para que a massa volte a crescer.
São estes buracos e bolhas que deixarão a massa aerada por dentro.
As repetições tendo sido feitas, polvilhe farinha numa superfície lisa e coloque a massa com cuidado. Divida-a em duas e deixe-as no formato da ciabatta, usando a farinha para modelar. Deposite-as numa assadeira com papel manteiga.
Pré-aqueça o forno em 220º graus e asse por uma meia hora, mais ou menos. O pão deve ficar dourado e quando bater com a mão na parte de baixo, o som deve sair oco. Você pode servir com o que quiser. Eu optei por um vinagrete.
Você precisa fazer log in para comentar.