Eu sou apaixonada pela França e sua cultura, mas um pouco reticente em relação aos seus pratos, até porque eles usam bastante carne. Apesar disso, nos últimos anos introduzi alguns elementos, pelos quais nutro grande afeição, como o alho-poró e a cebola roxa, típicos de lá.
Já os aspargos, que também são populares em outros países do hemisfério norte, conhecia apenas de vista em pratos chiques e também por suas propriedades nutricionais (ricos em ácido fólico e diuréticos). Porém, sempre tive medo de comprar. Acredito que muita gente também o tenha. Assim, tomei coragem e adquiri um punhado deles e escolhi a receita mais simples, para “desencantar” como diz meu pai.
Depois que estiver mais acostumada, pretendo usá-lo em outras receitas, como cremes, tortas, etc.
Agora vamos às dicas primeiras: dizem que é importante que se os consuma rapidamente. Ou seja, se você for fazê-lo no sábado, compre na sexta, no máximo. A ponta dele (parte branca) também deve ser cortada, pois é muito grossa e não cozinha bem.
Para eliminá-la curve o aspargo gentilmente até que se quebre sozinho (ele terá a tendência a quebrar no ponto em que começa a parte mais dura).
Ou simplesmente corte as pontas com uma faca como na foto abaixo. Usei a que quebrei anteriormente como referência para as outras.
Isso pronto, podemos começar a receita.
Veja os ingredientes
1 punhado de aspargos
sal e pimenta do reino
azeite
dentes de alho picados
Modo de preparo
Pré-aqueça o forno numa temperatura alta.
Lave os aspargos e seque-os bem. Num refratário, lambuze-os com azeite, temperando com sal e pimenta do reino. Pique alguns dentes de alho e misture.
Transfira-os para uma assadeira forrada com papel alumínio, colocando-os lado a lado. Introduza no forno e deixe de 10 a 15 minutos. Teste a maciez utilizando um garfo. Se ele entrar no aspargo sem dificuldade, estará pronto.
Sirva despejado o sumo de meio limão por cima. Pode ser tanto uma entrada quanto um aperitivo. O gosto do aspargo é bastante delicado e interessante.
Um comentário sobre “Aspargos tostados com alho”
Você precisa fazer log in para comentar.