Talvez seja uma dica boba, mas mudou minha rotina em relação ao consumo de arroz integral.
Geralmente escuto as pessoas reclamando em relação ao tempo que se gasta para cozinhá-lo pois, pelo método normal, ele demora no mínimo 30 minutos para ficar pronto. Por isso, quem busca rapidez e praticidade, acaba optando pelo mais fácil – e nem sempre saudável – arroz branco.
Outro ponto é que, cozinhando na panela comum, o arroz integral não chega a ficar totalmente macio, o que não agrada muito o paladar das pessoas que estão no processo de transição do branco para o integral.
Assim, esta dica dica vem justamente para resolver duas coisas: economia de tempo e melhor textura.
E como se alcança isso? Simples: panela de pressão.
Sei que quem não tem panela de pressão pequena, pode achar estranho cozinhar apenas um copo de arroz. Mas o fato é que fazer este arroz nesta panela demora apenas 10 minutos, após o chiado começar.
Eu faço assim: douro o alho e a cebola na manteiga ou óleo, acrescento o arroz, tempero e coloco água suficiente apenas para deixá-lo totalmente coberto, o que não chega a dar nem um dedo de água por cima dele. Fecho a panela e espero pegar pressão. Então, abaixo o fogo e conto 10 minutos.
Quando abro a panela, a água secou totalmente e o arroz está cozido.
OBSERVAÇÕES
Este método costuma dar certo na maioria das vezes, mas, dependendo do tipo de arroz e da quantidade de água que você colocar, pode ser que encontre ainda um pouco de líquido ou que o arroz não esteja 100% cozido. No primeiro caso, é só deixar a água secar um pouco no fogo, com a panela aberta. No segundo, coloque na pressão de novo por mais uns dois minutos, depois que chiar.
De todo modo, não se preocupe! É só criar o hábito e aproveitar a facilidade de ter um arroz integral cozido em apenas 10 minutos.
Você precisa fazer log in para comentar.