17 alimentos que garantem a boa saúde

17 alimentos que garantem a boa saúde
O Portal M de Mulher, que tem muitas matérias interessantes, aliás, trouxe recentemente uma sobre os 17 alimentos que garantem a boa saúde, o que vou reproduzir aqui, com exceção do mel (nº5), pois, como todo bom vegano, também existe crueldade contra as abelhas, o frango (nº 15) e o leite de vaca (nº 16):

1. Abacate atua como antidepressivo

Essa fruta acalma o sistema nervoso porque possui lítio, uma substância que controla a ansiedade e as alterações de comportamento. Quando falta lítio, o organismo fica muito mais sujeito a sofrer depressão.
Superdica:
Para aproveitar ainda mais a ação antidepressiva do abacate, faça uma vitamina dessa fruta com leite (de soja, amêndoas, arroz, aveia, castanhas, coco), que fornece doses extras de alegria e disposição.

2. Goiaba é boa para diabéticos

Repleta de vitaminas A, B e C, cálcio, fósforo, ferro e fibras, essa fruta combate infecções e hemorragias. Por não conter muito açúcar, é uma grande aliada dos diabéticos.
Como consumir:
O suco da fruta controla as taxas de glicose no sangue. Para fazê-lo, bata no liquidificador uma goiaba sem sementes em um copo de água.

3. Abacaxi tem ação cicatrizante

Por causa da enzima bromelina, o abacaxi diminui inflamações e facilita a cicatrização. A ação da fruta impede o inchaço.
Curativo caseiro:
Amasse 2 colheres (sopa) de abacaxi e 1 colher (sopa) de farinha de trigo ou de arroz. Limpe o ferimento com água e sabão, e aplique essa pasta na região. Deixe-a agir por 15 minutos e lave novamente.

4. Banana diminui a pressão alta

O potássio presente na fruta deixa a pressão sanguínea sob controle. A banana também nos protege de doenças cardíacas porque evita o acúmulo de placas de gordura nas artérias.
Dose recomendada:
Coma de duas a três bananas por dia, variando os tipos (nanica, maçã, ouro etc.). Para obter todos os benefícios, é preciso mastigar bem a fruta.

6. Couve-flor previne câncer de mama

O vegetal é rico em substâncias que reduzem o nível do hormônio estrogênio, associado ao surgimento de tumores nas mamas. Além disso, as fibras desse vegetal formam um escudo contra o câncer no intestino.
Dose recomendada:
Basta ingerir ½ xícara (chá) por dia do vegetal para reduzir os riscos de ter câncer.

7. Cenoura melhora a vista

Com grande quantidade de betacaroteno, a cenoura diminui o risco de ter problemas de visão. Não bastasse isso, ainda evita tumores e melhora a digestão.
Experimente:
Lave duas maçãs, três cenouras e uma beterraba pequena. No liquidificador, bata tudo com casca e beba imediatamente.

8. Soja combate calor da menopausa

Rica em isoflavonas, a soja equilibra as funções hormonais e ameniza os sintomas da menopausa, como a ansiedade e os calores repentinos.
Como consumir:
Crie o hábito de comer produtos à base de soja, especialmente iogurtes, tofu (tipo de queijo) e leite de soja. Outra ideia é usar o alimento em grãos: fica bom na salada!
Minha Nota: Pode-se fazer também recheios para tortas, pães, salgadinhos, além de molho à “bolonhesa”

9. Tomate protege de câncer no ovário

O verdadeiro herói desse alimento é o lipoceno, o nutriente que dá o tom avermelhado à casca. Esse fruto ajuda a diminuir o risco de câncer de reto, ovário, próstata e colo de útero.
Superdica:
Os benefícios são maiores quando o tomate está levemente cozido. Pique-o e use-o em pratos quentes.

10. Cebola acaba com a enxaqueca

Além de proteger o sistema circulatório, esse alimento inibe as dores de cabeça. O efeito analgésico é dado pelo enxofre, que causa o cheiro forte da cebola.
Experimente:
Pique quatro cebolas. Aqueça-as no vapor e, depois, enrole-as em uma tira de tecido ou coloque-as num saquinho. Aplique a compressa na cabeça. Quando esfriar, troque-a por outra, morna. Repita até a dor desaparecer.

11. Pimenta controla bronquite

A famosa pimenta-malagueta limpa as vias respiratórias, descongestiona os seios da face e faz bem aos pulmões.
Experimente:
Bata no liquidificador três pimentas-malaguetas secas, quatro dentes de alho, uma cebola pequena, 30 g de açúcar, 50 ml de suco de limão, 50 ml de água e ½ colher (café) de sal. Em uma panela, cozinhe essa mistura em fogo baixo por dez minutos. Use a pasta para temperar a comida.

12. Babosa melhora a digestão

As folhas da babosa (Aloe vera) têm o poder de beneficiar todo o aparelho digestivo. Na forma de suco, acaba com a má digestão e com problemas como colite, úlceras estomacais, cálculos renais e prisão de ventre.
Experimente:
Triture cinco folhas grandes de babosa e esprema a polpa através de um pano de prato fino, obtendo um suco grosso. Beba toda vez que sentir algum mal-estar digestivo.

13. Alho evita gripes e resfriados

Além de curar gripes, ele combate a candidíase e as infecções de rim, bexiga e ouvido. Consumido cru, libera uma substância antibiótica.
Experimente:
Amasse uma cabeça de alho numa panela com 250 ml de água e deixe ferver por dez minutos. Junte o suco de ½ limão e 2 colheres (sopa) de mel. Apure por mais três minutos. Quando esfriar, coe e tome de 2 ou 3 colheres (sopa), três vezes ao dia.

14. Canela tira a febre alta

Estimulante e antitérmica, essa especiaria possui qualidades terapêuticas que fazem suar, ajudando a baixar a temperatura do organismo.
Como usar:
Coloque 1 colher (sobremesa) de canela em pó numa xícara e despeje água fervente. Deixe a infusão descansar por cinco minutos e coe. Adoce com mel. Tome uma xícara a cada duas horas.

17. Azeite afasta doenças cardíacas

Embora seja gorduroso, o azeite de oliva tem ação antioxidante. Ele combate os radicais livres, evitando o envelhecimento das células. Ajuda na redução de gordura nos vasos sanguíneos e abaixa o nível do colesterol ruim.
Superdica:
Ele substitui qualquer óleo, mas não deve ser aquecido. Para manter as propriedades, coloque-o por último na preparação dos pratos.