No Blog Brazil Nut, descobri o que significa lanolina, termo muito usado em embalagens e que geralmente se pensa ser algo sintetizado.
Segundo pesquisa da autora do blog, a lanolina, que também é chamada de cera de lã ou gordura de lã, é “uma emulsão de gordura de lã purificada em água. É um material constituído por vários tipos de substâncias, contendo colesterol e ácidos graxos e é obtida da lã de carneiro” e está presente em cremes hidratantes, sabonetes, amaciantes de roupas, maquiagem, cremes e remédios dermatológicos, podendo também ser usada para polimento de calçados. Existem ainda aqueles que a utilizam como tinta antiferrugem e lubrificantes. Isso sem contar o “uso medicinal”, como tornar a pele seca mais suave ou tratar assaduras, coceiras, etc.
Como a extração da lanolina implica em sofrimento animal, pois dizer que ele se sente aliviado sem o pelo é incoerente, já que este é seu estado natural, todo bom vegano deve substituir seu uso por elementos vegetais. No caso da pele seca, pode-se usar azeite de oliva. Outras possibilidades são óleos essenciais de lavanda ou aloevera.
Você precisa fazer log in para comentar.