mafufo-23

Charuto de couve vegano (mafufo)

mafufo-16

Charuto de couve vegano (mafufo)

Conta a história que minha avô aprendeu esta receita quando trabalhou para uma família árabe nos seus tempos de moça. O fato é que ela passou de geração para geração e sempre foi conhecida pelo nome Mafufo. Só fui descobrir que o nome oficial era charuto, muito tempo depois.

Fazendo uma rápida pesquisa, me parece que a palavra deriva do árabe malfuf, que significa repolho. A receita original de fato o leva ou ainda a folha de uva. Porém, na minha família sempre achamos a de uva, dura e a de repolho, azeda. Assim, a couve, além de maior para atender o apetite voraz de uma família italiana, deixa um gosto mais suave e delicioso a este prato, que tem como característica principal o uso acentuado de pimenta-do-reino.

Agora que sou vegetariana, não faço mais com carne moída. De todo modo, é possível substitui-la por soja texturizada, embora prefira usar um mix de arroz integral com outros elementos, como lentilhas, chia, linhaça, etc.

Veja os ingredientes

Umas 10 folhas grandes de couve

250 gramas de arroz integral (pode ser aqueles 7 grãos)

500 gramas de tomates picados (de 3 a 4)

1 colher de sopa rasa de sal

2 colheres de sopa de cebola ralada

4 dentes de alho picados

1 pimentão vermelho cortado

5 colheres de sopa de óleo

Cheiro verde (ou hortelã)

Bastante pimenta do reino

Cordão de algodão fervido para amarrar

Modo de Preparo

cordão-2

Em primeiro lugar, ferva os barbantes de algodão por uns 5 ou 10 minutos para esterilizarem. Você pode enrolá-los num palito, como na imagem acima. Facilita na hora de utilizá-los.

moizaico1

Depois, ferva água com um pouco de sal numa panela grande. Coloque, uma de cada vez, as folhas de couve na água para que fiquem macias. Elas passarão para um verde mais vivo e brilhante. Reserve a água. Então, coloque-as sobre uma tábua e corte o excesso de talo, senão será difícil embrulhar o recheio nelas, fora que se corre o risco de rasgarem. Aliás, este resto de couve você pode guardar no congelador, num potinho, para depois usar numa sopa de legumes, por exemplo. Aqui em casa não desperdiçamos nada.

mafufo-14

Enquanto isso, numa tigela grande, acrescente todos os ingredientes do recheio e coloque cerca de 3 colheres de sopa dele em cada folha. Dobre, uma por uma, bem apertada. Amarre um barbante em cruz, pois isso facilita retirar da panela com um pegador de macarrão, sem que se fure as trouxinhas, evitando também que, durante o cozimento, elas se abram e o conteúdo vaze para fora.

moizaico2

Já numa outra panela, de preferência um caldeirão ou mesmo a panela de pressão, que é funda, refogue um alho e cebola. Deixe esfriar. Acomode dentro dela os mafufos, de modo que fiquem bem ajustados, um do lado do outro. Vá sobrepondo em camadas. Terminado este processo, acrescente a água fervente que você usou para amaciar a couve, até que se cubram os charutos por uns dois dedos.

mafufo-15

Coloque por cima um pires para impedir que ele fiquem boiando livremente na água. Ligue o fogo e deixe a panela semi-tampada. Eles ficarão prontos mais ou menos após uns 45 minutos. Você verá que as folhas agora ficarão de um verde bem escuro.

mafufo-18

Este recheio deu para 8 folhas de couve grandes. Se quiser fazer mais, é só dobrar a receita. Eles são bons consumidos tanto quente quanto frios. Sirva com pimenta preta e/ou molho de pimenta.

mafufo-20

2 comentários sobre “Charuto de couve vegano (mafufo)