Bolo de Hortelã-5

Bolo de hortelã com calda de chocolate meio-amargo

Uma das minhas combinações doces favoritas é menta com chocolate. Porém, eu quase nunca a encontro no mercado. Por isso, resolvi fazer minha própria versão no formato de um bolo. Neste ponto, vale um parênteses: a menta (Mentha spicata) e a hortelã (Mentha piperita) são espécies diferentes que pertencem ao mesmo gênero e são bem parecidas. A diferença para aquilo que nos interessa é que a hortelã tem um sabor mais pronunciado que a menta.

Eu queria também fazer um bolo que fosse verde com calda de chocolate, a repetir o padrão de bolo de chocolate com recheio ou cobertura de menta que vejo em todo lugar. Porém, como usei açúcar mascavo, a cor ficou mais amarelada (foto abaixo). Se você usar açúcar branco, o verdinho ressaltará mais. De todo modo, é claro que, sem corante, nunca será um verde luminoso, o que para mim não é problema nenhum.

A receita do bolo é simples e apenas acrescentei a hortelã para dar o sabor e a cor. É possível fazer o mesmo com erva-cidreira, receita que trarei mais para frente.

Bolo de Hortelã

Bolo de hortelã com calda de chocolate meio-amargo

Veja os ingredientes:

Massa

3 ovos
2 colheres de sopa de creme vegetal (tipo Becel)
2 xícaras de açúcar (usei mascavo)
2 xícaras de farinha de trigo branca (para ficar mais leve)
1 xícara de leite vegetal (usei de coco)
1 colher rasa de fermento em pó
1 punhado de folhas de hortelã fresca

Cobertura

1 xícara de chocolate meio-amargo derretido em banho-maria

Bolo de Hortelã-2

Modo de Preparo:

Bata todos os ingredientes no liquidificador, com exceção da farinha e do fermento. A quantidade de hortelã vai depender da coloração e do gosto que você quiser dar ao bolo. Eu devo ter colocado quase uma xícara.

Bolo de Hortelã-6

Prefiro misturar a farinha e fermento depois numa tigela, para não perder o efeito do fermento e porque meu liquidificador não é muito potente.

Após obter uma mistura homogênea, despeje-a numa assadeira untada e enfarinhada. Asse em forno médio por meia hora, mais ou menos, até dourar por cima e o palitinho sair limpo no centro do bolo.

Para fazer a cobertura, derreti em banho-maria o chocolate meio-amargo (que comprei em formato de gotas, bem mais fácil de usar) e cobri o bolo usando uma espátula, depois que ele esfriou.

O resultado foi um bolo ótimo para comer geladinho, principalmente depois que a cobertura seca e fica crocante. Seguindo minha dica aqui, você pode congelar o que sobrar, para quando tiver vontade de um docinho ou uma visita surpresa.

Bolo de Hortelã-4

Imagens de: Leo Rey Fotografia

Um comentário sobre “Bolo de hortelã com calda de chocolate meio-amargo